contador de visitas
Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

terça-feira, 8 de junho de 2010

SERÁ QUE ISRAEL TERÁ CORAGEM DE ATACAR OS 3 NAVIOS DO CRESCENTE VERMELHO DO IRÃ QUE IRÃO A GAZA?

Será que ...os três navios do Crescente Vermelho do Irã que chegarem a Faixa de Gaza, serão alvos de pirataria e terrorismo de Israel?

O Crescente Vermelho do Irã disse nesta segunda-feira, 7, que enviará três navios com auxílio humanitário à Faixa de Gaza, no que deverá ser a próxima tentativa de quebrar o bloqueio naval israelense ao território palestino.

O Crescente Vermelho iraniano também informou que mandou um avião com 30 toneladas métricas de suprimentos médicos ao Egito, que entregará o auxílio à Faixa de Gaza.

O envio dos três navios iranianos poderá elevar ainda a tensão no leste do Mediterrâneo.


Mais cedo, a Marinha de Israel matou quatro militantes palestinos

que estavam com roupas de mergulho na

costa da Faixa de Gaza.


O diretor do Crescente Vermelho do Irã para assuntos internacionais, Abdolrauf Adibzadeh, disse à mídia iraniana que dois navios partirão do Irã nesta semana, enquanto um terceiro será enviado numa data posterior.


Os dois primeiros navios irão à Faixa de Gaza

em coordenação com o

governo da Turquia.


"Os navios serão enviados à Faixa de Gaza até o final desta semana", afirmou.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, disse que o envio da ajuda humanitária é um símbolo do "MOVIMENTO DE PROTESTO CONTRA O BLOQUEIO" de Israel à Faixa de Gaza.
"Se essa campanha simbólica continuar, ela resultará na RENDIÇÃO DO REGIME SIONISTA, o que será certamente uma das suas maiores derrotas", disse.




Crescente Vermelho
Organização humanitária não governamental, federada com a Cruz Vermelha Internacional, o Crescente Vermelho foi utilizado nos países muçulmanos, tendo sido a sua utilização pedida pela Turquia.

Oficialmente adoptado em 1929, foi contudo utilizado pela primeira vez, pelos voluntários internacionais da Cruz Vermelha, no conflito armado entre a Turquia e a Rússia dos anos 1876 a 1878.

Mais de três dezenas de nações muçulmanas adoptaram este símbolo, que continua a ser em vermelho sobre fundo branco, substituindo apenas a cruz por um crescente lunar.

Em 1983 já se tinha criado a Liga das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, surgindo em 1991 a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, nome que subsistiu desde então.

Os princípios fundamentais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho foram incorporados nos Estatutos destes organismos em 1986, tendo sido estabelecidos em Viena no ano de 1965.

Estes princípios são a imparcialidade (ajuda a pessoas de qualquer religião, raça, orientação política ou condição social), a independência do movimento (autonomia para actuar de acordo com os princípios do movimento), o serviço voluntário (não remunerado), a unidade (existência de uma só entidade central do movimento em cada país, que é acessível a todas as pessoas), a humanidade (com o objectivo principal de prevenir e aliviar o sofrimento de todas as pessoas em qualquer circunstância), a universalidade (todas as sociedades têm os mesmos direitos e o dever de se ajudar mutuamente) e a neutralidade (não toma partido político, ideológico, racial e religioso). Em 1997 fez-se em Sevilha um acordo sobre a Organização das Actividades Internacionais dos Componentes do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Desde 8 de Dezembro de 2005 o Cristal ou Diamante Vermelho (em forma de losângulo) juntou-se como símbolo oficial à Cruz Vermelha e Crescente Vermelho.

A conferência internacional que reúne a Cruz Vermelha e Crescente Vermelho realiza-se de quatro em quatro anos.

O papel extremamente relevante desempenhado por esta organização em todo o mundo fez com que em Genebra se criasse um museu a ela dedicado.


Como referenciar este artigo:Crescente Vermelho. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-06-09].Disponível na www: .http://www.infopedia.pt/$crescente-vermelho
"...organizão humanitária Crescente Vermelho, correspondente árabe da Cruz Vermelha ocidental. Como a Cruz Vermelha se utiliza de um símbolo cristão que tanto mal já causou aos povos árabes em outras épocas, sua versão árabe adotou o símbolo da lua (crescente), muito reverenciada pelos povos do Oriente Médio, tanto que aparece nas bandeiras nacionais de alguns países (tal como a Turquia, se não me falha minha miserável memória geográfica). Além disso, a lua é ainda utilizada também como referência de calendário, como nas datas da religião muçulmana. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário