contador de visitas
Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

sábado, 12 de junho de 2010

OS MITOS DO "POVO ESCOLHIDO" E DA "TERRA PROMETIDA". O QUE ME DIZEM?

Os mitos do"povo escolhido" e da "terra prometida"
As grandes religiões sempre estiveram associadas ao poder..A criação de mitos como "povo escolhido" e "terra prometida" faz parte dessa sociedade. Qdo o poder quer roubar terras/riquezas alheias, faz com que seus sacerdotes "elejam" seu povo como "escolhido" e a terra a ser roubada como "prometida"..
Obviamente, se eu sou "escolhido", automaticamente os outros não são, então estão justificados genocídios,estupros, etc, etc contra eles.
Mas o poder é que sempre acaba ficando com a parte do leão do botim..
Esses mitos encontram-se mto enraizados no judaismo,mas o catolicismo ao dizer "fora da Igreja não há salvação",tb coloca os seus adeptos automaticamente como "escolhidos"..
Tem ainda a "Doutrina do Destino Manifesto" que eleva os protestantes ianques a "escolhidos".
Vejam: "O Destino Manifesto é o pensamento que expressa a crençade que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus paracomandar o mundo, e por isso o expansionismo americanoé apenas o cumprimento da vontade Divina. Os defensoresdo Destino Manifesto acreditaram que expansão não sóera boa, mas também era óbvia ("manifesto") e inevitável("destino"). Originalmente uma frase de propaganda políticado século XIX, o Destino Manifesto se tornou um termohistórico padrão, freqüentemente usado como um sinônimopara a expansão territorial dos Estados Unidos peloNorteda América e pelo Oceano Pacífico"
Qtas guerras já foram feitas em nome da religião?
~~> Incontáveis.
por Jaime Munhoz em Resistência ao Imperialismo - Orkut

Detalhes Adicionais

Elenilson: Você disse: "Jesus vem buscar os escolhidos para a cidade prometida". Não vá me dizer que a "terra prometida" é a terra dos Palestinos, não é mesmo?Terra Prometida para quem? Por que? Que terra é essa?A terra prometida deve ser a "plenitude" e a plenitude não se alcança, massacrando o nosso próximo, nem proferindo inverdades, utilizando-se do Santo Nome de Deus, não é mesmo? EU SOU ESCOLHIDA DE DEUS E POR DEUS porque sou Filha de Deus, assim como todos os seres humanos. Não é por isso que farei uso dessa prerrogativa Divina (religiosa, espiritual) para conseguir benefícios próprios.Isso não faz parte das Obras de Deus, certo?

O povo, que se julga ser "o povo de Deus", unica e exclusivamente; não age de conformidade com os desígnios de Deus.Perante Deus, todos somos Seus Filhos e, como tais, somos vistos por Deus da mesma forma, sem discriminação ou diferenciação. Portanto, não há UM SÓ POVO "escolhido" e isso não seria aceito por Deus que AMA a TODOS nós, Seus Filhos, sem DISTINÇÃO.Infelizmente, como dito no início deste tópico, para se ter o PODER, muitos fizeram uso da RELIGIÃO, "colocando palavras na boca de Deus".
Respostas colhidas no site Yahoo!Respostas:
Mataum os mussumano e ainda chamam os mussumano de terrorista. - por Eu sou o demonho
..BÁH.TODO SER HUMANO QUE VIVEU EM COMUNIDADES SEMPRE SE ACHOU O MERECEDOR DE ALGO...isso não passou de antigas formas políticas de se conquistar ao próximo... por Vano677
É bem cômodo criar um estado nas terras dos outros, se armar e começar a viver às custas da comissão paga pelo fabricante de armas, justificando tudo com um símbolo bíblico numa bandeira.- por Itaguaçú
embora passíveis de críticas, os mitos fundacionais e aqueles ligados à escatologia (fim dos tempos) fazem parte dos horizontes de muitos povos, o que lhes dá sentido e identidade. Se assim não fosse, os judeus não teriam sido tão unidos entre si ao longo dos séculos em que estiveram espalhados pelo mundo.Não deixa de ser interessante um aspecto psicológico aplicado com lente de aumento para os povos, pretendendo "agradar" ao pai (como as crianças), os povos se proclamam "escolhidos" ou queridinhos do Altíssimo....em nome disso, realmente, quantas disputas pelo poder e quantas guerras... - por Sergio C
Judeu usa o Torá pra invadir a terra alheia e disseminar a intolerancia racial. É um povo degenerado, que desde os primordios sempre esteve em desavença com os demais. Os EUA apenas copiaram essa "força religiosa na dominação política" justificando sua usurpação territorial através de leis divinas. - por Hansen
A razão da existência do "povo escolhido" era para que eles fossem uma nação de referência, abençoada por Deus e diferente no modo de viver de modo a ser um exemplo para as anções ao redor e aproximassem as pessoas a Deus pelo exemplo. A palestina era uma região central ao mundo da época, por isso foi o território designado.Como a nação de Israel falhou neste propósito se afastando de Deus, ao Jesus vir formou a "nova aliança", que extendia o sacerdócio a todos os que vivessem em conformidade com a Lei de Deus, não apenas aos judeus. Note que a salvação sempre foi para todos, mas o sacerdócio antes era designado ao povo de Israel (não só os judeus, que eram apenas uma das 12 famílias) e depois tornou-se de todos os que cressem em Jesus.Sobre a tomada da terra prometida, o período e que a nação de Israel passou no Egito foi o tempo designado às nações de Canaã (a terra prometida) para que deixassem as práticas idólatras e voltassem a Deus. Estes povos conheciam o Deus Jeová e sua lei, porque Abraão e Isaque instituiram o culto a Deus em toda aquela região, durante sua vida nômade.Existem muitos outros detalhes, mas a grosso modo é isso.
Fonte(s):
www.faltampoucosdias.com.br - por Explico
Esse negocio de povo escolhido por Deus parece racismo. Se Deus é universal e imparcial não é racista.Ou não é Deus. É outra coisa. Vi uma frase no filme Platoon de Oliver Stone que um sargento americano dizia aos 62 minutos de filme ¨FERRAMOS COM OUTROS POVOS HÁ TANTO TEMPO QUE É HORA DE NOS FERRARMOS " e isso na década de 70 ou 80 , quando norte americanos começaram a ficar conhecidos no oriente médio como "grande satã " e com respeito à casa branca era conhecida como casa negra. E através da OPERAÇÂO CONDOR os EUA são responsáveis pela morte de aproximadamente 40.000 pessoas pelos regimes militares nas América do Sul em diversos países, pessoas que se importavam com o bem estar da coletividade e foram mortas com a tarja e pretexto de comunistas ou socialistas conforme treinamento da CIA aos militares golpistas assassinos latinos americanos. Sem falar no estrago que fizeram na américa central e outros países da ásia vizinhos vietnam. povo escolhido por Deus não solta bomba atomica em civis inocentes matando 300.000. Povo escolhido por Deus não é criticado em chacinas como a de chabra e chatila em 82 quando foram mortos mais de 3200 crianças mulheres e idosos. Não matam mais de 1300 pessoas em pleno século 21 em 2008/9 na palestina, mulheres e crianças e idosos. Observação: somente crianças foram mortas exatamente 333. Quando será que irão matar mais 333 para fechar a conta do 666 ? - por gabriel
..., Religião é um assunto que me deixa enojada, não entendo, não quero entender, não falo sobre isso..Mas já respondi a sua outra pergunta com maiores explicações..rss, e passei aqui só pra dizer que não temos que nos expor a esses lixos, não bloqueie, denuncie, denuncie e denuncie em todas as ofensas que receber ou testemunhar.Beijos e margaridas na janela - por llKaou
Haveria a sua terra prometida se houvessem cumprido com os desígnios do Senhor.Salomão, erigiu um Templo ao Senhor teu Deus a pedido do seu pai Davi. Pediu a Deus Sabedoria e esta lhe foi concedida e por intermédio dela, muitas riquezas, no entanto, desvirtuou-se do caminho, não respeitou o Templo e lhe foi imposto um castigo. O Templo foi profanado, saqueado e destruído. Levantou-se um novo Templo. Não o respeitaram também, transformaram-no em centro comercial. Disse Jesus: Não ficará Pedra Sobre Pedra, e assim se cumpriu. Então, como podemos dizer que é um povo Divino? Como poderia Deus lhes oferecer areia como a terra prometida? seria mais um castigo?Naquele tempo não havia a América a ser descoberta, cheia de vida e provisões, terras férteis?Eu creio que Deus deu a nós essa terra prometida, cheia de fartura, onde "em se plantando tudo dá" (P. V. Caminha), onde todos nós sabemos conviver como verdadeiros irmãos. Será que nunca, ninguém, jamais pensou dessa forma? O dia que descobrirem que a terra prometida é esta aqui, virão nos tomar, ou melhor, os EUA acabaram de descobrir e já estão preparando a tomada da amazônia hehehehe.
Fonte(s):
Minha opinião.
- por Jorge B
in-duvidavelmente muitas foram feitar usando a religião como fachada; não tenha nem duvida ;)Mas Deus mesmo, o que detêm o domínio de todo o universo, e que não cai uma folha sem a permissão Dele, é este mesmo que permite pestes, terremotos, pragas, fome, etc.. A, e não haveria nem dor se Ele não tivesse criado ela.Então, antes de querer sair chutando o balde de que é impossível que Ele tenha ordenado uma guerra, pense nestas coisas.É obvio que Ele é sempre justo, SEMPRE; Se Ele ordenou alguma guerra, é porque era justo que fosse, se Ele deixou de ordenar, era porque era justo que fosse; ISSO SIM E QUE É UMA FATO ÓTIMO PARA SE ALICERÇAR.Ele nunca me mandou fazer guerra até onde me lembro ^^, mas se mandasse eu destruir a todos, eu o faria :) ... Não posso afirmar que todas as guerras que dizem ter tido "ordem de Deus" pra acontecer, muitas delas obviamente mentiram; Mas não posso afirmar que dentre todas, nenhuma tenha recebido ordem.Se é filha de Deus, se preocupe em julga menos a moisés e outros generais que comandaram guerras na bíblia, e se preocupe mais com o você estar obedecendo a Deus; Porque cada um deles é que vai ter que prestar conta de si, e vc, de vc.Aaa, isto é, se é que é deles que vc se refere ^^, me pareceu ser, e por isso escrevi assim. :)Mas o povo de Deus são os que seguem as obras de Deus (a justiça e a verdade) quem quer ir pra luz (e obviamente a Deus então) segue as obras da luz, quem quer ir para as trevas, siga as obras das trevas...Mas compreenda que entre filho e criatura existe uma diferença muito grande, porque o filho imita o pai, obedece o pai, ama o pai; Já uma criatura...:)www.caminhodoaltissimo.com/google - por Pastor Pedro J.
A Biblia fala-nos no Povo Escolhido como sendo os Judeus, agora, quase todos os paises querem ser os eleitos, e seu povo costuma dizer que Deus é deste ou daquele lugar, quem nunca ouviu dizer que " Deus é Brasileiro" ?Deus é de tudo e de todos os que NEle acreditam e amam, alias como você diz e muitissimo bem.Na Biblia diz que os Judeus são o Povo Escolhido, e diz mais ainda, diz que ninguem pode fazer mal a um Judeu, mas Deus reconhece que eles são um povo teimoso e dificil, dai a o proprio Deus os castigar, andaram errantes, expulsos de suas terras muito tempo, até que foi comprada a terra que hoje ocupam e no passado lhes pertenceu.Infelizmente os homens matam em nome de Deus, como ultimamente temos estado a assistir, paises que querem apossar-se de outros para impor sua religião e suas crenças, espalhando a mentira e a infamia e assim preparar o caminho para tomar posse dos outros.o fanatismo religioso é sem duvida o grande mal da humanidade - por Salome D'ille de France
Acho exagero essa estória que Deus tenha favoritos ou um povo predileto. Se eles escreveram a bíblia, iriam escrever também que são escolhidos. - por Usuário do Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário