contador de visitas
Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

domingo, 4 de julho de 2010

DIPLOMATA INGLÊS QUE PEDIU CONVERSAÇÕES DE PAZ COM O TALIBÃ ANUNCIA AFASTAMENTO. MAIS UM QUE PEDE AFASTAMENTO?

Sir Sherard Cowper-Coles

O enviado especial inglês ao Afeganistão e Paquistão, Sir Sherard Cowper-Coles, que tem defendido a urgência de conversações de paz com o Talibã, anunciou seu afastamento temporário, a um mês de uma conferência internacional sobre o país.

O diplomata tem advertido que a política dos EUA de contra-insurgência está “fadada ao fracasso” e se chocado frequentemente com autoridades dos EUA e Otan sobre a questão.

Segundo o jornal inglês “Guardian”, o enviado especial de Obama, Richard Holbrooke, considerava a insistência de Cowper-Coles em negociações de paz “perturbadora”; ele também era acusado de estimular a idéia de que o presidente-fantoche, Hamid Karzai, “DEVERIA SER TIRADO”.

O “Guardian” comentou que a notícia iria fazer outro diplomata inglês, Mark Sedwill, dar pulinhos.

Sedwill, embaixador inglês até janeiro, que vivia para cima e para baixo com o general Stanley McChrystal, e atualmente é alto-funcionário da Otan no Afeganistão. Mas não teve tempo de comemorar porque McChrystal foi demitido.

Detalhes Adicionais

Fonte: Jornal Hora do Povo

Respostas obtidas no site Yahoo!Respostas:

"Essa vocação para a guerra, essa ganância a qualquer preço, ainda levarão os estadunidenses à ruina, bem antes do que esperamos, graças aos céus!
Beijos e margaridas na janela". - por llKaou


"É o efeito cascata. Primeiro um general, agora um diplomata, depois mais alguns e finalmente a ruína.
Ninguém mais consegue entender o porquê de estarem lá cozinhando seus miolos em troco de nada.

Quem ganha, já escrevi, são os empresários que não dão nem a mínima aos soldados que servem a sua Pátria e não a interêsses financeiros.
Quando descobrem a verdade, não suportando mais o sofrimento, têm que "diplomaticamente" serem afastados ou solicitarem demissões (obrigados) pelos seus "altos" comandos. É assim a política da Casa Branca: escreveu, não leu, pau comeu.

Aguardem que novas medidas virão. É como aquela história, só faltou fazerem um acordo com os Talibãs para sairem vitoriosos da guerra (atoleiro)."- por Jorge B

"O belicismo e a sede de sangue dos imperialistas yankees é interminável!
Eles é que são terroristas, juntocom Israel Sionista!
beijokas " - por devassa

Renuncia diplomata britânico no Afeganistão

martes, 22 de junio de 2010

22 de junio de 2010, 10:57Londres, 22 jun (Prensa Latina) O diplomata britânico de maior autoridade no Afeganistão, Sherard Cowper-Coles, deixou suas funções temporariamente, informou hoje uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Reino Unido.

Cowper-Coles negou-se a dar declarações sobre sua repentina decisão, enquanto a chancelaria espera seu regresso para o outono boreal.

A partida do enviado de Londres ao país centro-asiático ocorre no meio dos preparativos de uma reunião internacional no próximo mês em Cabul, presidida pelo presidente afegão, Hamid Karzai, e o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

De acordo com o diário britânico The Guardian, o servidor público esteve em conflito com os responsáveis estadunidenses e da OTAN nos últimos meses sobre a estratégia no Afeganistão.

Cowper-Coles considera que os mecanismos militares contra a Resistência no Afeganistão
 "não estão funcionando"
e
 portanto
está condenada ao fracasso.

Para o diplomata, a única maneira de encontrar uma saída ao conflito é iniciar um diálogo pacífico com a insurgência.

O ministro de Relações Exteriores britânico, William Hague, examinará a função do emissário especial no Afeganistão, informou a empresa de rádio e televisão BBC de Londres.

A crescente cifra de mortes, ascendente a 300 militares dentro das tropas britânicas em solo afegão, mina o apoio popular à missão, que em seu nono ano oferece poucos resultados tangíveis, sustentam alguns meios jornalísticos locais.

Desde o início da invasão em 2001, o Reino Unido levou ao Afeganistão uns nove mil 500 soldados, cifra que o converte no segundo contingente com maior presença de efetivos após Estados Unidos, com 100 mil.

Modificado el ( martes, 22 de junio de 2010 )
 
http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=199783&Itemid=1

Militares britânicos mortos em solo afegão chegam a 300


22 Junho 2010

David Cameron disse ontem que o país deve reflectir seriamente sobre a presença militar do Reino Unido no Afeganistão, depois de ter vindo a público que o número de militares britânicos mortos naquele território já chegou às três centenas.

"A 300.ª morte não é mais importante do que as anteriores. Mas este é o momento de todo o país reflectir sobre o sacrifício e dedicação que as nossas forças têm feito em nosso nome", declarou o primeiro-ministro britânico, comentando a morte recente de um marine do comando 40.

O Reino Unido tem actualmente dez mil militares em território afegão, no âmbito da missão da NATO (ver entrevista na última página).

No mesmo dia o jornal Guardian noticiou que o enviado especial britânico ao Afeganistão,
Sir Sherard Cowper-Coles, abandonou o cargo e foi substituído.
Ex-Embaixador britânico no país, é conhecido pelas críticas à estratégia ocidental no conflito e defesa de um diálogo com os talibãs.

Two international diplomats have flown out of Afghanistan in a row over alleged contacts with the Taliban.


Jump to Media Player - http://news.bbc.co.uk/player/nol/newsid_7160000/newsid_7161000/7161050.stm?bw=bb&mp=wm&asb=1&news=1&ms3=54&ms_javascript=true&bbcws=2

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário