contador de visitas
Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ALGUÉM SABE O QUE REALMENTE SE PASSOU COM O CIENTISTA IRANIANO, SHAHRAM AMIRI?


Foto: AFP


Shahram Amiri foi recebido por familiares e autoridades em 15 de julho de 2010 no aeroporto de Teerã, capital do Irã


O cientista nuclear iraniano Shahram Amiri chegou a Teerã, capital do Irã, na madrugada desta quinta-feira (15), depois de sair de Washington, nos Estados Unidos.

Washington assegura que Amiri se encontrava no país por vontade própria.

Físico iraniano diz que EUA queriam trocar de espiões com Teerã

18 de julho de 2010

Em uma longa entrevista difundida na noite de sábado pela televisão estatal, dois dias depois de sua volta ao Irã, Shahram Amiri AFIRMOU que os serviços de inteligência americanos propuseram entregá-lo a Teerã como parte de um intercâmbio com TRÊS ESPIÕES AMERICANOS presos pelo Irã, referindo-se a três excursionistas detidos há um ano na fronteira com o Iraque.

"Os agentes americanos queriam que eu dissesse que era um agente dos serviços iranianos infiltrado na CIA", afirmou Shahram Amiri.

"Disseram que, nesse caso, eu poderia fazer parte de um intercâmbio, e voltar ao Irã em troca da volta dos TRÊS espiões americanos detidos na fronteira iraquiana", acrescentou Amiri.

O que vocês tem a comentar?



Detalhes Adicionais

Fontes da Administração norte-americana, sob anonimato, asseveram que Amiri recebeu da CIA mais de cinco milhões de dólares, antes mesmo de ter partido do Irão em Junho de 2009 – um pagamento que só é justificado pela expectativa de serem dadas em troca informações secretas sobre o programa nuclear iraniano, é avançado pela edição de hoje do diário “The Washington Post”.

http://www.publico.pt/Mundo/cientista-nu


De acordo com estas fontes, o cientista não tem que devolver o dinheiro mas ser-lhe-á ao mesmo tempo difícil aceder a ele, depois de ter “rompido a cooperação significativa com a CIA e ter decidido regressar ao Irão”.

"Tudo o que ele recebeu está agora fora do seu alcance, devido às sanções financeiras [dos Estados Unidos] contra o Irão. Ele foi-se, mas o dinheiro não. Nós ficámos com informação e os iranianos com ele”, apontou um dos responsáveis ouvidos pelo “WP”.

Semanas antes de Amiri reaparecer, vídeos lançados no YouTube apresentaram versões diferentes para o seu desaparecimento: ora o cientista aparecia a dizer que tinha sido “raptado”, ora sustentando estar nos Estados Unidos por sua própria vontade.

O “WP” avança hoje a hipótese de a abrupta decisão de Amiri de deixar os Estados Unidos e regressar a Teerão se dever a receios de que o regime iraniano pudesse lançar represálias contra a família, o qual é casado e tem um filho de sete anos, que permaneceu no país.
Amiri, por seu lado, já em Teerão, disse hoje que agentes da CIA lhe ofereceram 50 milhões de dólares para permanecer nos Estados Unidos e fazer propaganda contra o país natal

Vocês acreditam em AMIRI ou nos EUA?

Respostas obtidas no site YahooRespostas:

Jorge: Concordo. "Se eu fosse o govêrno iraniano eu não executaria o cientista para humilhar os EUA que estão se utilizando da mídia alienada para difamar o cidadão".

"Eu penso assim:


Amiri, foi realmente sequestrado e até me recordo de quando isso aconteceu na Arábia Saudita.
Como os EUA desejam saber ou "inventar" o programa nuclear iraniano, fizeram o sequestro com ajuda dos sauditas, aliados dos EUA. Como o cientista não revelou nada, soltaram-no e agora dizem que ele era espião a favor dos EUA para que o Irã, com suas leis, o matem.
Sinceramente, eu temo pela vida dele. Os norte americanos fizeram a cartilha certinha........soltaram o cara para ser executado no seu País como traídor da Pátria e os louros ficam por conta dos americanos que, após a morte dele, poderão dizer que foi ele quem revelou os segredos do Irã. Bela trama de espionagem. Enganaram com isso a Rússia e a China.
Também essa outra versão pode até ser válida, troca de espiões, mas Amiri, era espião? Se fosse não seria sequestrado.
A guerra fria está voltando mas contra nós, pobres inocentes que não pensamos em intervencionismo religioso ou militar.
Aguardem para ver o resultado. Se eu fosse o govêrno iraniano eu não executaria o cientista para humilhar os EUA que estão se utilizando da mídia alienada para difamar o cidadão.
Fonte(s):
Minha opinião." - por Jorge B

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Akx0KYnKensnZLr1BeqBFCjJ6gt.;_ylv=3?qid=20100718171515AAbS90W

Segundo o New York Times...

Um ex-colaborador dos EUA volta para o Irã, mas para quê?

Cientista iraniano supostamente sequestrado acusa Estados Unidos


Shahram Amiri desembarcou nesta quinta-feira em Teerã e disse não trabalhar para o setor nuclear iraniano

iG São Paulo
15/07/2010 08:08
O cientista iraniano Shahram Amiri, que acusou os Estados Unidos de terem o mantido sequestrado durante mais de um ano, afirmou nesta quinta-feira, ao retornar ao Irã, que os norte-americanos ameaçaram entregá-lo a Israel caso não colaborasse.

O físico, que, segundo Teerã, foi sequestrado há 14 meses pelos serviços secretos americanos, afirmou, pouco depois de chegar à capital iraniana nesta quinta-feira, que não trabalha para o setor nuclear de seu país.

"Não tenho nada a ver com Natanz e Fordo (duas instalações de enriquecimento de urânio). Foi uma manobra do governo americano para fazer pressão sobre o Irã", declarou Amiri no aeroporto de Teerã, onde foi recebido pela esposa e o vice-ministro das Relações Exteriores, Hassan Qashqavi.

 "Não fiz nenhuma pesquisa no campo nuclear. Sou um simples pesquisador que trabalha numa universidade aberta a todos e onde não há nenhum segredo", afirmou.

Amiri, que desapareceu há 14 meses na Arábia Saudita onde tinha ido fazer uma peregrinação, retornou nesta manhã a Teerã e acusou aos serviços secretos sauditas e norte-americanos de terem o sequestrado em frente ao seu hotel em Medina e de ter levado aos EUA contra sua vontade.

"Os agentes de serviços secretos dos EUA e da Arábia Saudita me sequestraram junto a meu hotel em Medina (Arábia), e depois me levaram a um paradeiro desconhecido e doparam para que desmaiasse antes de ser levado aos EUA em um avião militar", disse.

Amiri também acusou as autoridades norte-americanas de tentar obrigá-lo, mediante tortura, a fazer confissões falsas sobre o programa nuclear iraniano.

"Me pediram para que eu dissesse publicamente que queria solicitar asilo político nos EUA e que tinha um computador portátil com informações classificadas sobre o programa nuclear iraniano com fins militares", disse Amiri em declarações citadas por "Fars".

Desaparecimento em 2009

Shahram Amiri desapareceu em junho de 2009 na Arábia Saudita, para onde havia viajado para uma peregrinação muçulmana. Teerã afirma que ele foi sequestrado pelos Estados Unidos com a ajuda dos serviços de inteligência sauditas. Os Estados Unidos sempre desmentiram ter sequestrado o físico e até então se negavam a esclarecer se ele se encontrava ou não em seu território.

Na última terça-feira, Amiri se refugiou no escritório de interesses de seu país na embaixada do Paquistão, e disse ao canal de televisão iraniano Press TV que, durante os últimos 14 meses, foi "submetido a uma pressão psicológica grande e vigiado por homens armados".

Ao ser informado de que o Amiri havia se refugiado na representação iraniana, o departamento de Estado americano declarou que o cientista iraniano se encontrava nos Estados Unidos por vontade própria e era livre para partir quando quiser.

"Estou realmente surpreso com as declarações da secretária de Estado americana (Hillary Clinton), que afirmou que eu estava livre e que fui livremente para lá. Não estava livre. Estava custodiado por homens armados dos serviços secretos", insistiu.

 "Nos dois primeiros meses, fui submetido às piores torturas mentais. Também ameaçaram minha família", disse.

O cientista, no entanto, não indicou o lugar de sua detenção nem como conseguiu chegar à embaixada do Paquistão, que abriga a seção de interesses iranianos desde a ruptura das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a República Islâmica há 30 anos.

No final de março, o canal americano ABC afirmou que Amiri, apresentado como um físico nuclear, havia desertado e estava colaborando com a CIA. Segundo a imprensa iraniana, Amiri é um "pesquisador de radioisótopos médicos da Universidade Malek Ashtar", subordinada à Guarda da Revolução, o exército ideológico do regime islâmico.

Em 7 de junho, a televisão estatal iraniana difundiu um vídeo no qual um homem que diz se chamar Amiri afirmava ter sido sequestrado pelos serviços secretos americanos e estar detido perto de Tucson (Arizona, sudoeste dos Estados Unidos). Depois o Irã solicitou, por vias legais, informações sobre ele.

No final de junho, outro vídeo divulgado pelos meios de comunicação iranianos mostrava o mesmo homem que dizia ter fugido e que se encontrava em Virgínia, no leste dos EUA.

O Irã convocou em 7 de julho o adido de negócios da embaixada suíça, que representa os interesses americanos em Teerã, para protestar contra o sequestro de Amiri pela CIA. A chancelaria iraniana afirma ter entregado à embaixada suíça as provas do sequestro de Amiri pela CIA.

Irã nega troca de presos

O vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Hassan Qashqavi, presente no aeroporto, declarou, por sua parte, que a libertação de Shahram Amiri não estava vinculada a qualquer troca com os três americanos detidos no Irã há mais de um ano.

O vice-ministro afirmou que as acusações são infundadas e propagandísticas, segundo a agência semioficial "Fars".

 "A libertação de Amiri não tem nada a ver com os cidadãos norte-americanos detidos no Irã. Isto não é verdade", disse Qashqavi durante o recebimento a Amiri no aeroporto de Teerã.

O oficial iraniano se referia aos americanos Shane Bauer, Josh Fattal e Sarah Shourd que permanecem presos no Irã desde a detenção, há quase um ano, junto da fronteira com o Iraque sob a acusação de espionagem e entrada ilegal no país.
* Com EFE e AFP
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/cientista+iraniano+supostamente+sequestrado+acusa+estados+unidos/n1237719546082.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário