contador de visitas
Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

domingo, 19 de setembro de 2010

VEÍCULO FUROU BLITZ, POLICIAL ATIRA? SIM OU NÃO?

Pegunta feita por Zeze, participante do site Yahoo Respostas, que vale a pena postar aqui.

Zeze perguntou: "Gostaria de obter uma resposta completa, tipo, se sim ou não, gostaria de explicações".

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta


Atirar?


Onde já se viu isso?!


É óbvio que tem que tomar outra atitude.


Nunca se sabe o porquê de furar uma blitz. Então, melhor a polícia abordar de outro modo, sem sair atirando a esmo.

Vejam exemplos: Casal “fura” bloqueio da PM e estudante é fuzilada

http://www.ecosdanoticia.com.br/index.ph

Esses escaparam com VIDA:

30/11/2009 - 11:34

Filho de desembargador levou 3 tiros e não parou por medo de sequestro

http://www.olhardireto.com.br/noticias/e

13/08/2010 16h38 - Atualizado em 13/08/2010 17h47

Motorista do Rio que furou blitz e teve carro baleado ganha indenização

Segundo juiz, houve EXCESSO por parte dos policiais militares.

Essas tragédias que infelizmente vemos nos telejornais por todo o país, poderiam ser evitadas com simples atitudes de cunho profissional, tais como: jamais atirar em um carro que fura o bloqueio (nem que seja no pneu) já ocorreu casos em que o projétil ricocheteou no asfalto e foi atingir um inocente que brincava nas proximidades e adequar a blitz ou bloqueio com ampla e inequívoca visibilidade.

O uso de arma de fogo pela polícia, só é admissível em duas ocasiões especialíssimas:

 (1) para a defesa da própria vida ou (2) para a defesa da vida de terceiro e aqui está a sublime missão do policial: proteger a vida do cidadão, proteger o seu bem estar, proteger a sua incolumidade, resguardar o cidadão de qualquer mal, para isso é que o cidadão paga os proventos do policial, não tem portanto nenhuma lógica o policial no afã de deter um pretenso marginal, colocar em risco a incolumidade do cidadão. Nessa aferição de valores, a vida e a incolumidade física do cidadão estão infinitamente acima da eventual fuga de um bandido.

À polícia cabe proceder suas blitz e bloqueios com profissionalismo e cautela extrema, pois são situações de altíssimo risco, onde a vida de todos os policiais que ali estão e de todos os cidadãos que transitam por aquele local estão em periclitância, se ocorrer qualquer fato que extrapole essas precauções e venha a se configurar em uma tragédia, a polícia terá atuado absolutamente dentro da legalidade e poderá agir com toda a firmeza e mesmo rudeza se o caso assim o exigir, e terá incondicionalmente o apoio e o reconhecimento da sociedade, agora, atirar por de detrás em carro que fura blitz, ferindo as pessoas e atribuir tal evento à fatalidade, esse é um expediente do qual a polícia brasileira absolutamente não precisa e do qual jamais deve se utilizar .

Veículo suspeito “furou” blitz, atira? Não.

Em seu artigo 210, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece:

Art. 210. Transpor, sem autorização, bloqueio viário policial:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa, apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir;

Medida administrativa - remoção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.


Vale muito acrescentar. 

Os riscos para o policial militar quando da abordagem de pessoas suspeitas, pois o resultado de uma revista sem as devidas cautelas pode ocasionar a morte do policial que está trabalhando para defender a sociedade.
 
 "Tome todos os cuidados possíveis quando da abordagem a um veículo em situação suspeita. Sempre tenha em mente que os ocupantes desse carro podem estar armados com metralhadoras. Por esse motivo, fique atento e tome todas as cautelas possíveis".

É por isso, que em alguns casos os condutores ou passageiros de veículos ficam chateados com uma abordagem mais contundente de um policial, que esta ali realizando seu trabalho, expondo sua vida em risco, em busca de assaltantes, seqüestradores, estupradores etc. Muitas vezes o motorista se sente ultrajado por ser pessoa honesta, mas deve entender que o policial não tem bola de cristal e também não é vidente para adivinhar se naquele veiculo tem ou não armas de fogo, drogas, produto de crime.
 
Ao se aproximar de um bloqueio policial, diminua a velocidade e mantenha a tranqüilidade.

2.Atenda prontamente aos sinais e orientações do policial.

3.Sempre respeite o bloqueio policial, pois a ação policial é a sua segurança e a fuga do bloqueio pode ser mal interpretada e gerar graves conseqüências.

4.Ao parar o veículo, permaneça sentado e aguarde orientações. Se for à noite, acenda as luzes internas do veículo. Só saia do veículo mediante instruções do policial, mantendo as mãos sempre visíveis e sem quaisquer objetos.

5.Não se preocupe com documentos, pois serão solicitados oportunamente. Quando houver duas ou mais pessoas no interior do veículo, elas devem aguardar orientações para sair, mantendo as mãos sempre visíveis.

6.Na abordagem, não se precipite em tirar do bolso à carteira de identidade. Aguarde orientação do policial.

Caso esteja portando arma legalmente ou não, comunique ao policial na primeira oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário