contador de visitas
Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

QUASE 30 MILHÕES ENTRARAM NA CLASSE MÉDIA DESDE 2003. O QUE ME DIZEM DESSA CONQUISTA?

Quase 30 milhões de pessoas ingressaram na nova classe média entre 2003 e 2009.

Presidente Lula
O dado foi divulgado hoje (10) pelo coordenador do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV), Marcelo Néri.

De acordo com a pesquisa, na época da crise de 2008, a classe C cresceu mais do que as demais, chegando no ano passado a abranger 94,9 milhões de brasileiros, ou seja, mais da metade da população.

Ainda de acordo com o levantamento

"A Nova Classe Média: o Lado Brilhante dos Pobres", a proporção da população que integrava as classes D e E em 1992 é a mesma ocupada hoje pela soma da população das classes A, B e C (mais de 61% dos brasileiros).


“Em seis anos, 35,6 milhões de pessoas foram incorporadas às classes A, B e C, o que equivale a mais da metade de um país como a França.


Desse total, 10% foram registrados no ano passado, que foi o ano da crise”, explicou Néri.

Ele definiu o período 2008/2009 como um ano de crise para as elites, mas não para as estatísticas sociais.

Segundo Marcelo Néri, coordenador da pesquisa, a classe C se “defendeu melhor” durante a crise.

De acordo com o levantamento, quase 30 milhões de brasileiros passaram a ingressar a classe C (definida como nova classe média pela FGV) em 2009.

A pesquisa mostra que esta parcela da população foi a que mais cresceu entre 2003 e 2009, chegando a abranger 94,9 milhões de pessoas (50,5% do total da população).

No mesmo período, mais de 20 milhões de brasileiros subiram para as classes A e B, de renda maior.

Os brasileiros que se enquadravam nas classes D e E passaram de pouco mais de 96 milhões para 73 milhões de pessoas.

“Como a desigualdade caiu e a economia está crescendo, as pessoas são empurradas de baixo para cima e é isso que aconteceu no Brasil no período de 2003 a 2009 e é isso que está acontecendo agora”, explicou Néri.

Detalhes Adicionais

Na íntegra aqui:

http://dilmanarede.com.br/ondavermelha/d

Assista à entrevista de Marcelo Neri, da Fundação Getulio Vargas:

A Nova Classe Média: O Lado Brilhante dos Pobres - Principais Resultados - FGV/CPS

Disponível em www.fgv.br/cps/ncm .
Apresentação: Marcelo Neri - Centro de Políticas Sociais/FGV



FGV: nova classe média já soma 50,5% da população

Extraído de: República Federativa do Brasil - 10 de Setembro de 2010
 
O Brasil avança para atingir o menor nível de desigualdade de renda desde 1961. É o que afirma a Fundação Getúlio Vargas ((FGV), com base na pesquisa "A Nova Classe Média: O lado brilhante dos pobres", divulgada nesta sexta-feira (10).
 
De acordo com a pesquisa, dos mais de 190 milhões de habitantes do País, 94,9 milhões deles estariam na faixa de renda classificada como "nova classe média", ou classe C, o que corresponde a 50,5% da população.

Os dados mostram que a nova classe média apresenta um crescimento "de qualidade", isto é, com emprego formal e educação.

Desde o ano passado, este segmento já representa mais da metade da população brasileira, enquanto o número de pessoas nas classes de mais baixa renda vem caindo.

De acordo com o da FGV, o processo de emergência da classe média no Brasil foi motivado pela redução da desigualdade, mesmo durante a crise financeira mundial.

Segundo Marcelo Néri, coordenador da pesquisa, a classe C se "defendeu melhor" durante a crise.

 De acordo com o levantamento, quase 30 milhões de brasileiros passaram a ingressar a classe C (definida como nova classe média pela FGV) em 2009.

A pesquisa mostra que esta parcela da população foi a que mais cresceu entre 2003 e 2009, chegando a abranger 94,9 milhões de pessoas (50,5% do total da população).

 No mesmo período, mais de 20 milhões de brasileiros subiram para as classes A e B, de renda maior.

 Os brasileiros que se enquadravam nas classes D e E passaram de pouco mais de 96 milhões para 73 milhões de pessoas.

Como a desigualdade caiu e a economia está crescendo, as pessoas são empurradas de baixo para cima e é isso que aconteceu no Brasil no período de 2003 a 2009 e é isso que está acontecendo agora", explicou Néri.

O deslocamento dos brasileiros para classes de renda mais altas revela, segundo ele, o investimento da população em educação e o aumento da oferta de empregos formais, com número crescente de carteiras assinadas no país.

 Segundo ele, um processo sustentável.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que, nos sete primeiros meses deste ano, foram gerados 1,7 milhão de postos de trabalho formais.

"O grande símbolo dessa nova classe média é o emprego com Carteira de Trabalho que agora, em sete meses do ano, já bateu recorde. E a boa notícia é que tem sustentabilidade. Não é porque os brasileiros estão indo mais às lojas, ou porque tem programa social, ou porque tem crédito. Isso é parte da história. A parte principal é que o brasileiro fez o dever de casa, gerou renda e está trazendo renda para casa porque trabalha e estuda. Ele é o grande personagem dessa emergência da classe média, ele que fez esse processo", disse Néri.

O levantamento aponta ainda que o Brasil saiu da crise "não em fevereiro de 2010, mas em fevereiro de 2009".

Segundo Néri, o cenário coloca o Brasil em situação "bem diferente de países como Índia e China, onde a economia está crescendo com aumento de desigualdade.

No Brasil a economia não cresce tanto quanto nos outros Brics [acrônimo que representa os emergentes Brasil, Rússia, Índia e China], mas cresce com a redução da desigualdade, que era a nossa principal chaga".

 Marcelo Néri afirmou ainda que o Brasil está cumprindo a Meta do Milênio na metade do tempo previsto.

"A pobreza tinha que cair 2,7% ao ano e está caindo 4,32%, taxa que foi registrada no ano de crise".

Autor: FGVAgência Brasil

Compartilhar

http://www.jusbrasil.com.br/politica/5780233/fgv-nova-classe-media-ja-soma-50-5-da-populacao
 
Metade da população brasileira já é classe média

Extraído de: Revista Voto - 10 de Setembro de 2010

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (10/09) pela Fundação Getúlio Vargas mostra alteração do perfil de renda e classe dos brasileiros.

Quase 30 milhões passaram a integrar a classe C (definida como nova classe média pela FGV).

A pesquisa revela também que esta parcela da população foi a que mais cresceu entre os anos de 2003 e 2009, chegando a abranger 94,9 milhões de pessoas (50,5% do total de habitantes).

No mesmo período, mais de 20 milhões de pessoas ascenderam às classes de maior renda...

... ver notícia completa em: Revista Voto http://www.jusbrasil.com.br/politica/5777711/metade-da-populacao-brasileira-ja-e-classe-media

Classe média cresce com emprego formal e educação,

 diz relatório da FGV

Extraído de: Agência Brasil - 10 de Setembro de 2010
Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro Desde o ano passado a chamada nova classe média representa mais da metade da população brasileira, enquanto o número de pessoas nas classes de mais baixa renda vem caindo. De acordo com o relatório A nova classe média: o lado brilhante dos pobres, divulgado hoje (10) no Rio de Janeiro pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o processo de emergência da classe média no Brasil foi motivado pela redução da desigualdade, mesmo durante a crise financeira mundial.

Segundo Marcelo Néri, coordenador da pesquisa, a classe C se defendeu melhor durante a crise. De acordo com o levantamento, quase 30 milhões de brasileiros passaram a ingressar a classe C (definida como nova classe média pela FGV) em 2009. A pesquisa mostra que esta parcela da população foi a que mais cresceu entre 2003 e 2009, chegando a abranger 94,9 milhões de pessoas (50,5% do total da população). No mesmo período, mais de 20 milhões de brasileiros subiram para as classes A e B, de renda maior. Os brasileiros que se enquadravam nas classes D e E passaram de pouco mais de 96 milhões para 73 milhões de pessoas.

Como a desigualdade caiu e a economia está crescendo, as pessoas são empurradas de baixo para cima e é isso que aconteceu no Brasil no período de 2003 a 2009 e é isso que está acontecendo agora, explicou Néri. O deslocamento dos brasileiros para classes de renda mais altas revela, segundo ele, o investimento da população em educação e o aumento da oferta de empregos formais, com número crescente de carteiras assinadas no país. Segundo ele, um processo sustentável. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que, nos sete primeiros meses deste ano, foram gerados 1,7 milhão de postos de trabalho formais.

O grande símbolo dessa nova classe média é o emprego com carteira de trabalho que agora, em sete meses do ano, já bateu recorde. E a boa notícia é que tem sustentabilidade. Não é porque os brasileiros estão indo mais às lojas, ou porque tem programa social, ou porque tem crédito. Isso é parte da história. A parte principal é que o brasileiro fez o dever de casa, gerou renda e está trazendo renda para casa porque trabalha e estuda. Ele é o grande personagem dessa emergência da classe média, ele que fez esse processo, disse Néri.

O levantamento aponta ainda que o Brasil saiu da crise não em fevereiro de 2010, mas em fevereiro de 2009. Segundo Néri, o cenário coloca o Brasil em situação bem diferente de países como Índia e China, onde a economia está crescendo com aumento de desigualdade. No Brasil a economia não cresce tanto quanto os outros BRICs [acrônimo que representa os emergentes Brasil, Rússia, Índia e China], mas cresce com a redução da desigualdade, que era a nossa principal chaga. Marcelo Néri afirmou ainda que o Brasil está cumprindo a meta do milênio na metade do tempo previsto. A pobreza tinha que cair 2,7% ao ano e está caindo 4,32%, taxa que foi registrada no ano de crise.

Edição: Vinicius Doria


Presidência do Brasil

Fotos do Blog TERROR DO NORDESTE

Postado em notícia relacionada » ver notícia Bernardete Baronti 12 de Setembro de 2010 - 21:39:44

"O BRASIL MUDOU PARA MELHOR COM LULA NO PODER.
Vamos dar continuidade a esse grandioso trabalho social de Lula e equipe, votando em DILMA, a candidata de Lula (PT), para um BRASIL melhor, cada vez mais".

Comentário:

Dárcio, não é só trabalhar de domingo a domingo. Você deveria usar a inteligência e trabalhar menos e ganhar mais. Talvez, procurando outro emprego e/ou outra função.

Respostas obtidas no site Yahoo!Respostas:

"Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Na verdade a era Lula inverteu as práticas antigas de governar o Brasil.
É similar aos sistemas de pirâmides conhecidos por ai.
ANtes, apenas os de cima pontuavam e empurravam prá baixo os que estavam abaixo deles.
Lula inverteu.
Deu gaz aos da pirâmide debaixo inteligentemente... e gaz por baixo faz com as outras posições se elevem.
E ainda encontramos gente raivosa com isto.
Penso que o que mais incomoda a oposição é a inteligência aplicada na forma de governar que a era Lula nos mostrou. Eles estiveram por lá e não sabiam como fazer prá sairmos do dolar a 4,00.
E ainda nos amedrontaram dizendo que o Brasil entraria na banca rota e seriamos comunistas.
Passaram-se 8 anos e isto não aconteceu. Viramos o lado da moeda.
Dia 3 a gente consolida no primeiro turno Dilma" - por ana_mercosul

"tem gente que nao tem pensamento proprio e acredita em tudo que a midia diz.
veja só um pouco de algumas verdades que a midia esconde:

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/



JOSE SERRA O VAMPIRO SANGUESSUGA.


http://www.youtube.com/watch?v=00rLqUlGc



ALKMIN O XUXU SEM NOÇÃO SÓCIO DO PCC;"


http://www.youtube.com/watch?v=tw2KeCy1W
 por germinare

"POIS É MEU CARO , POR MAIS QUE O SERRA TENHA AGIDO COMO UMA CAFETINA VELHA EXPLORANDO A FILHA EM VANTAGEM PROPRIA, SUA SORDIDEZ NAO INTERFERIU NA NOSSA ESCOLHA, EU QUE TENHO 30 ANOS JA VI MUITO TERRORISMO DO PSDB NA IMINENTE DERROTA. MAS O POVO NAO É BOBO, JA ESCOLHEMOS A DILMA PRA SER A NOSSA GOVERNANTA, QUEREMOS ALGUEM QUE LUTOU NA DITADURA PRA LIVRAR O BRASIL DA REPRESSAO E NAO UM COVARDE QUE FUGIU PRA CHILE.

Fonte(s):


☆┌─┐ ─┐☆


 │▒│ /▒/


 │▒│/▒/


 │▒ /▒/─┬─┐


 │▒│▒
▒│▒│


┌┴─┴─┐-┘─┘


│▒┌──┘▒▒▒│


└┐▒▒▒▒▒▒┌┘ D I L M A, A . V I T Ó R I A . N O . 1º T U R N O


 └┐▒▒▒▒┌┘¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶…‡


Saudações Petistas! E viva o generoso, sábio e solidário povo brasileiro!


Viva o Brasil liberto do complexo de cachorro vira latas, imposto pelos vassalos


dos interesses internacionais (FHC/DEMos/TUCANALHAS)! - por ***suave veneno***

"Tenho escrito e não me cansarei de postar, os piores cegos são aqueles que vêm e não querem enxergar. São os derrotados, inconformados, derrotados." - por Jorge B

"Que é uma conquista inédita, que surpreende todo o mundo. Fruto do trabalho e da competência de Lula e sua competentíssima equipe econômica.. É por essa razão que Lula elegerá sua sucessora, Dilma!

Beijo meu - por IIManuh

Ver mais respostas AQUI:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ahr29EH03fQu7vweQELOHyHI6gt.;_ylv=3?qid=20100910183147AAteV66

Nenhum comentário:

Postar um comentário