TECNOLOGIA MILITAR IRANIANA
A aeronave foi chamada pelo presidente Ahmadinejad de "embaixador da morte" |
Irã lança jato de DEFESA
O Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, inaugurou o primeiro avião de bombardeio não tripulado construído no país, considerando-o um "embaixador da morte" para os inimigos.
O avião - que tem quatro metros de comprimento e é controlado remotamente - pode carregar até quatro mísseis de cruzeiro e terá alcance de mil quilômetros, o que não é suficiente para atingir Israel.
A TV estatal mostrou um vídeo do avião decolando de uma plataforma de lançamento e informou que o jato viaja a 900 quilômetros por hora, podendo ser armado alternativamente com duas bombas de cerca de 100 quilos ou também uma bomba guiada de aproximadamente 200 quilos.
"O jato, assim como um embaixador da morte para os INIMIGOS DA HUMANIDADE, tem uma mensagem de paz e amizade", afirmou Ahmadinejad, na cerimônia de inauguração.
O objetivo da aeronave, chamada KARRAR, que quer dizer "atacante", é "manter o inimigo paralisado em suas bases", disse Ahmadinejad, acrescentando que o avião é para fins de dissuasão e propósitos defensivos.
O presidente promoveu o programa de autossuficiência militar do Irã e afirmou que ele continuará "até que os inimigos da humanidade percam esperanças de atacar a nação iraniana".
O Irã lançou um programa de desenvolvimento de armas durante a guerra com o Iraque nos anos 1980, para compensar o embargo de armas dos Estados Unidos; agora, produz seus próprios tanques, veículos blindados, mísseis e até mesmo aviões de combate.
O Irã faz frequentes anúncios de novos avanços em tecnologia militar, que não podem ser verificados independentemente. O país tem produzido seus próprios aviões leves de vigilância não tripulados desde o final dos anos 1980.
A cerimônia aconteceu um dia depois que o Irã começou a abastecer sua primeira usina nuclear, com apoio da RÚSSIA. Em, no máximo, três meses a usina deverá começar a produzir energia elétrica. A iniciativa levanta preocupações internacionais quanto à possibilidade de caráter miliar de seu programa nuclear.
Referindo-se às ameaças ocasionais de Israel contra as instalações nucleares do Irã, Ahmadinejad disse que um ataque é improvável. No entanto, afirmou que, se Israel o fizer, a reação será decisiva.
"A reação do Irã vai incluir a Terra inteira", alertou. "Também dizemos a você (Ocidente) que TODAS AS OPÇÕES estão na mesa", alertou o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário