contador de visitas
Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

ISRAEL ATACA FROTA DE AJUDA HUMANITÁRIA À GAZA E MATA ATIVISTAS. Cadê a ONU?

Não adianta só LAMENTAR. Isso tem que ter um FIM.
Cadê a ONU?

FIM DO BLOQUEIO À GAZA!
Solidariedade aos que enfrentam o poderio SIONISTA!



Os barcos, organizados pela ONG Free Gaza, levavam 750 ativistas e cerca de 10 mil toneladas de suprimentos para a Faixa de Gaza.

A frota de seis embarcações havia deixado as águas internacionais próximo à costa do Chipre no domingo e pretendia chegar a Gaza NESTA SEGUNDA-FEIRA.

Os barcos estavam em águas internacionais, a mais de 60 quilômetros da costa.

Imagens da TV turca feitas a bordo do barco turco que liderava a frota mostram soldados israelenses lutando para controlar os passageiros.

As imagens mostram algumas pessoas, aparentemente feridas, deitadas no chão. O som de tiros pode ser ouvido.

A TV árabe Al-Jazeera relatou, da mesma embarcação, que as forças da Marinha israelense haviam disparado e abordado o barco, ferindo o capitão.

A transmissão das imagens pela Al-Jazeera foi encerrada com uma voz gritando em hebraico: “Todo mundo cale a boca!”.

Ataque a frota rumo a Gaza gera condenação internacional e temor de violência

Ismail Haniya, líder do governo liderado pelo Hamas em Gaza, classificou o ataque como “brutal” e pediu à ONU que intervenha.

Centenas de pessoas foram às ruas em Nazaré, cidade israelense de maioria árabe, para protestar contra a ação israelense.

Manifestações também aconteceram em outros países. No Líbano, milhares de refugiados palestinos saíram às ruas para protestar. Em Amã, na Jordânia, manifestantes queimaram uma bandeira de Israel pintada com suásticas nazistas.

Na Turquia, dezenas de pessoas se concentraram em frente à casa do embaixador israelense em Ancara. Alguns manifestantes chegaram a tentar invadir o prédio.

Acredita-se que a MAIORIA DOS MORTOS durante a ação israelense era TURCA.

A ação israelense foi condenada por diversos líderes internacionais. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, se disse “chocado” com a ação.

“Estou chocado com os relatos de mortos e feridos em barcos carregados de suprimentos para Gaza”, afirmou Ban. “Eu condeno esta violência”, disse.

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, convocou uma reunião de emergência da organização nesta terça-feira para discutir a ação israelense.

“O ataque indica que Israel não está pronto para a paz. Israel atacou a frota porque se sente acima da lei”, disse Moussa. “Não há benefícios em lidar com Israel desta maneira”, afirmou.

A ministra das Relações Exteriores da União Europeia, Catherine Ashton, pediu às autoridades israelenses a abertura de um “inquérito pleno” sobre a ação e disse que o bloco reitera seu pedido para que as fronteiras de Gaza sejam abertas à entrada de ajuda humanitária, bens e pessoas.

Muitos dos ativistas a bordo dos barcos eram cidadãos europeus.

Fonte: BBC
Detalhes Adicionais

O governo da Turquia advertiu Israel para as "consequências irreparáveis" nas relações bilaterais.

"Condenamos energicamente as práticas desumanas de Israel", afirma a chancelaria turca em um comunicado.

Já não está mais do que na hora de dar um "impeachment" no GOVERNO SIONISTA ISRAELENSE?

A União Europeia (UE) pediu uma "investigação completa" das autoridades israelenses sobre as circunstâncias do ataque e reiterou o pedido de uma abertura "incondicional" de Gaza à ajuda humanitária e ao comércio.

A Espanha, que exerce a presidência semestral da UE, convocou o embaixador de Israel para pedir explicações.

O presidente palestino Mahmud Abbas afirmou que o ataque foi "uma matança" e decretou três dias de luto nos territórios palestinos.

Grécia cancela visita de militar israelense após ataque a comboio humanitário

ATENAS, Grécia (AFP) - A Grécia cancelou a visita do comandante do Estado-Maior da Força Aérea de Israel, prevista para terça-feira, em consequência do ataque contra uma frota pró-palestina que seguia para Gaza por militares israelenses, anunciou o ministério grego das Relações Exteriores.

O vice-chanceler grego, Dimitris Droutsas, convocou o embaixador israelense, Ali Yahya, para pedir informações oficiais sobre as ações do Exército israelense contra a flotilha que seguia para Gaza.

Droutsas comunicou ao embaixador o cancelamento da visita do comandante da Força Aérea prevista para terça-feira, assim como o FIM do exercício conjunto dos dois países.

O ministro grego da Defesa, Evangelos Venizelos, ordenou ao Estado-Maior das Forças Armadas o fim do exercício aéreo entre
Grécia e Israel em Creta.

BOICOTAR e APLICAR SANÇÕES em ISRAEL!!!!!

O ataque israelense matou pelo menos 10 membros da missão humanitária, mas um canal de televisão de Israel informou que 19 membros do comboio foram vitimados.

Os números de mortos e feridos podem ser muito maiores.

Montado por organizações internacionais, o comboio de ajuda humanitária, chamado Frota da Liberdade, contava com o apoio extraoficial da Turquia e era composto por seis navios, três deles turcos.

Os barcos transportavam dez mil toneladas de ajuda e cerca de 700 pessoas, entre elas cidadãos de Turquia, Grécia, Espanha, França, Suécia, e Dinamarca.

Também estavam a bordo a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Mairead Corrigan Maguire, da Irlanda do Norte, legisladores europeus e Hedy Epstein, sobrevivente do Holocausto, de 85 anos.


A invasão dos barcos aconteceu ainda em águas internacionais, às 4h da manhã (22h no horário de Brasília) a 130 quilômetros da costa de Chipre, de onde a frota havia partido.

Militares desceram de helicópteros para entrar nos navios.
Eles confirmaram que tinham feridos nos barcos e que três navios de guerra da Marinha israelense deixaram a base em Haifa.

A ajuda humanitária inclui materiais de construção, cadeiras de roda, casas pré-fabricadas e purificadores de água.
Esta foi a nona vez que o movimento pró-Palestina tentou enviar ajuda humanitária a Gaza, desde a implantação do bloqueio há quase três anos.
A Fundação Ajuda Humanitária, da Turquia, e o Movimento Gaza Livre estão entre os organizadores da missão.

[resultado do último conflito entre Israel e os Palestinos = mais de 1.300 civis israelenses assassinados e 13 soldados judeus mortos.
Armas usadas por Israel = aviões tipo caça, última geração, inclusive com lançamento de fósforo branco sobre civis palestinos.
Armas usadas pelos palestinos = pedras.
Comportamento da ONU = total e completo apoio ao genocídio perpetrado por Israel, já que aquela Organização optou pelo silencio = conivência criminosa.]
- http://blogdaunr.blogspot.com/2010/05/israel-covardemente-ataca-barcos-com.html

Israel pode fazer isso, tem esse direito?
Matam deliberadamente. Primeiro atiram para depois perguntar
.

http://www.estadao.com.br/noticias/inter… by Jorge B

Comentários colhidos no site Yahoo!Respostas:

Tem o direito da força que o apoio incondicional dos EUA lhe confere.Passada a comoção do momento, quando muitos países irão declarar seus protestos formais, as coisas voltaram a ser como sempre foram.As gavetas dos embaixadores da ONU já devem estar cheias de resoluções contra o Estado de Israel, que eles votaram, mas que não foram foram colocadas em pratica porque os EUA vetam sistematicamente.Até uma resolução para que se fizesse uma investigação sobre o bombardeio brutal da Faixa de Gaza, os EUA vetaram.Com essa retaguarda, Israel se sente suficientemente forte para violar qualquer tratado internacional, culminando com esse ataque covarde em águas internacionais.Agora vão acionar a sua Mídia, espalhadada pelo mundo inteiro, para passar a versão que foram eles os atacados.Ao restando do mundo vai sobrar as declarações de seus governantes de protestos contra o ataque, apenas para aplacar a revolta da opinião pública interna, depois, tudo volta ao normal.A comunidade muçulmana, impotente militarmente, só vai restar a indignação e mais ódio pelos chamados "ocidentais".Os EUA estão calados, até que seus assessores de propaganda achem as palavras certas para contornar mais esse "incidente". Logo veremos o Obama na TV dando declarações cuidadosamente duras, mas sem tomar nenhuma atitude de fato.Já cansamos de ver esse filme. Depois, é o Irã que é uma ameaça a Paz mundial.O pensamento correto é impotência generalizada perante uma Força maior, a aliança inabalável dentre EUA e Israel, que ainda não será dessa vez que será rompida.Um abraço!!!Já estamos vendo aqui no YR, pessoas tentando justificar o ataque, dizendo que as tropas israelenses é que foram atacadas pelos pacifistas. Isso é só o começo da guerra de propaganda. - by leocaixa...

♣ Israel quer guerra a qualquer custo.Precisam desovar o estoque de armas obsoletas...Não e os navios eram de Ongs. Civis foram mortos e não eram palestinos como costuma ser e também não eram nazistas.Tomando como alvo civis inocentes, Israel mostrou mais uma vez que não se preocupa com a vida humana, nem com as iniciativas pacíficas. Condenamos fortemente esta prática desumana de Israel. (...) Este incidente, que aconteceu em águas internacionais abusando da lei internacional, terá consequências impossíveis de compensar. (...) Não importa qual seja a razão, esta ação contra civis que atuam com propósito humanitário é impossível de aceitar. Israel terá que enfrentar as consequências de seu comportamento e da violação das leis internacionais" - Ministério de Assuntos Exteriores da Turquia."Os governos da Alemanha sempre reconheceram o direito de defesa de Israel, mas este direito deve acontecer dentro de uma resposta proporcional. À primeira vista, não parece ser o que aconteceu" - Ulrich Wilhelm, porta-voz do governo da Alemanha"O ato desumano do regime sionista contra o povo palestino e o fato de impedir que a ajuda humanitária destinada à população chegasse a Gaza não é um sinal de força, e sim de fragilidade deste regime" - Mahmoud Ahmadinejad, presidente do IrãGreta Berlin, porta-voz do Movimento Free Gaza "É revoltante que eles tenham abordado e atacado civis. Somos civis. Como o Exército de Israel pode atacar civis assim? Eles acham que porque podem atacar palestinos indiscriminadamente podem atacar qualquer um?"Bernard Kouchner, ministro das Relações Exteriores da França "Estou profundamente chocado com as trágicas consequências da operação militar de Israel contra a frota de paz para Gaza. Nada pode justificar o uso de violência como essa, o que condenamos.As circunstâncias desse drama devem ser totalmente esclarecidas e desejamos que um inquérito em profundidade seja estabelecido sem atraso". p.s: o cristianismo, por motivos políticos, segregou os judeus durante 1940 anos, penso que eles deveriam ter continuados segregados, p/ o bem do mundo. O povo judeus não existe, é 1 povo inventado. Judeus eram negros como os egípcios (+ claros por conta das dominação gregas e romanas), o que vemos atualmente são judeus de aparência nórdica cuja trajetória carece de fontes. Invocar a 2ª GM não surte + efeito, todos sabem que isto é 1 maneira que os judeus usam p/ manipular os povos. E os eslavos? 29.000.000 de mortos; os TJ, os ciganos, os alemães, os polacos, os muçulmanos, os católicos, protestantes, os negros, os homossexuais, os deficientes físicos e mentais? Existem provas quanto ao extermínio destes... by ♫U_PS ╩

As forças militares de Israel usam a mesma cartilha que eles aprenderam com a US Army! O povo judeu depois de arrasado na Segunda Guerra, saíu desse conflito ainda mais duro. Não é de hoje isso, os judeus derrubaram o Império Romano, apenas porque não gostavam que o Império tivesse vários deuses, sendo que os romanos tinham liberdade de culto, desde que pagassem o "dízimo" ao imperador.Bar Abbas é visto no cinema como um homem ladrão de galinha, mas ao contrário, ele era um dos líderes das rebeliões judaicas que assolavam todo o império.O Cristianismo foi um golpe de Estado dentro do Império Romano.Hitler e sua Alemanha Nazista não eram os únicos antissemitas da Europa, como muitos pensam, pelo contrário, o antissemitismo nos tempos de Hitler era mais presente e radical no leste Europeu, principalmente, na Polônia e Ucrânia!E assim vai se moldando a História do povo judeu que ao longo dos tempos só conheceu morte e sangue. - by Anderson Lost

Companheiro Jorge: mais outra vez o belecismo sanguinário de Israel ficou demonstrado com esta ação estúpida e assassina! Não é à toa que os yankees imperialistas são afinadíssimos com Israel: ambos "bebem" sangue de inocentes, em nome do ódio contra os palestinos,e árabes. Não é a toa que Noan Chonski diz que quando nos falamos de violência por parte dos palestinos, temos que lembrar que eles estão reagindo à ocupação de seu território!Os judeus SIONISTAS são os grandes culpados!A ajuda humanitária estava, inclusive, em águas internacionais e como reagiriam ao ataque de homens preparadíssimos do exército israelense,que desceram de cordas dos helicópteros até os navios............Anderson Lost: concordo com você!]Beijinhos. - by bebéia

Você sabia que Israel atacou um barco pacifista em águas internacionais

"Israel ataca frota de ajuda humanitária a Gaza e mata 'pelo menos 10 pessoas'

"Ofensiva contra navios no Mar Mediterrâneo provoca reações da comunidade internacional

31 de maio de 2010

por MORTADELA - Dilma é emprego!

Companheiro MORTADELA: mais outra vez o belicismo sanguinário de Israel ficou demonstrado com esta ação estúpida e assassina! Não é à toa que os yankees imperialistas são afinadíssimos com Israel: ambos "bebem" sangue de inocentes, em nome do ódio contra os palestinos e árabes.Não é a toa que Noan Chonski diz que "quando nós falamos de violência por parte dos palestinos, temos que lembrar que eles estão reagindo à ocupação de seu território!"Os judeus SIONISTAS são os grandes culpados, até porque discriminam até os falashas (judeus negros). A ajuda humanitária estava, inclusive, em águas internacionais e como reagiriam ao ataque de homens preparadíssimos do exército israelense, que desceram de cordas dos helicópteros até os navios? Isso é desumano e cruel! - por bebéia

...a ONU é igual a papel higiênico, porém só para limpar as m... de 2 países: EUA e ISRAEL, esses dois países assassinos e terroristas dominam a economia mundial, por isso mandam. Vamos fazer diferente, não compre os produtos deles, pelo menos os de Israel que podemos afetar economicamente mais fundo. -por zandre

...Diante da barbárie cometida por Israel fico estarrecida ao ver que ainda existem pessoas que tratam este assunto de forma irresponsável e disminicratória!Não existe perdão para esta atitude estúpida e criminosa de Israel, até porque a flotilha estava em águas internacionais!Já estamos cansados das barbáries cometidas pelos sionistas israelenses!... - por devassa

...a ONU é a piada da vez, e o assassino pseudo estado de israel (sim, com i minúsculo) está cada vez mais mostrando quem é... O Embaixador de israel no Brasil teve a capacidade de latir em rede nacional, dizendo que está havendo uma propaganda anti-israel.....afffff quem ele pensa que engana com os latidos dele? Sabe como eles estão liberando os tripulantes dos navios para serem deportados? são liberados se assinarem um termo afirmando que participavam de uma ação "terrorista"! Como pode alguém, em sã consciência, concordar com tanto absurdo?... por LeeAmy 'the truth hurts&#39

A ONU deveria fechar suas portas, deveria acabar com essa vergonha. -por sagrado_...

Sabem já estou cansado de tanto ver gente escrevendo contra o Brasil e tudo que o Presidente faz. Parece que nada esta bom para estas pessoas, que vergonha, pois, vivem falando mau, menospresando tudo em nosso pais desde a industria até nosso povo, nossa cultura, mas que idiotas fdp. Os desgrac. comem e bebem aqui e não criam vergonha nesta cara suja e nojenta porque nada esta bom. E quanto a este judeu que disse que seu povo foi atacado, hora: se é seu povo então vá lá com eles, se mande para Israel E LEVE SUA TURMA, oque esta fazendo aqui? Quem disse que precisamos de você? Meu povo esta aqui porque sou brasileiro, trabalho e vivo aqui e sou otimista. Existe gente no governo que não aprovo, mas sempre torço para que acertem. tenho nojo de covardes que se reunem sempre para falar mau do Brasil e continuam aqui comendo, bebendo, e etc. e ainda falam mau. Estes foram criados debaixo de pessimismo e não merecem ficar aquI. Israel errou feio e mais erros virão, pois, a intenção daqueles loucos fanaticos é dominar toda Faixa de Gaza, palestina e seus vizinhos. Que droga gente? Eu penso sempre em não comentar nada sobre judeus, penso que devem viver suas vidas lá e não nos encher o saco, porém o problema é que eles provocam. Será QUE É TÃO DIFICIL VIVEREM EM PAZ SEM ARRANJAR ENCRENCA? AINDA VEM ESTE IMBECIL, MORADOR EM NOSSO PAIS A FALAR DE SEU POVO, ISTO ME DEIXA IRRITADO. CARA VÁ PRA LÁ CUIDAR DO SEU POVO ENTÃO E FAZER SUAS GUERRAS. DEIXO-NOS LIVRES DE COISAS FEITAS PELO SEU POVO. quem não gostou FDS. - por ejsernes

tenho muita raiva desses israelense agora. - por Alan

...nada de preconceito contra o povo e aqui nem se prega a destruição de Israel, muito pelo contrário, explica-se a sua política de intervenção, assassinatos, invasões, genocídio, fabricação de armas atômicas, ou está mentindo? e mais, por quê a Coréia do Sul não permite que inspetores (especialistas) da Coréia do Norte verifiquem se realmente é um artefato das suas forças? E mais, o que eu acho interessante, é que aquele resto de torpedo, está enferrujado e com cracas marítimas, isso significa que estava há muito tempo no fundo do mar. E mais ainda, os restos do Air Bus AF 447 até agora não foi encontrado e os restos daquele torpedico foi achado nas profundezas do oceano, não acha estranho isso? Por isso nosso govêrno não se levantou contra a Coréia do Norte. Se eu fosse alguém com poder da palavra, eu defenderia a Coréia do Norte até que se provasse em contrário e não irem acusando a bel prazer.Eu havia escrito que a ONU está falida, manipulada, dirigida para interêsses de meia dúzia de países que as abrigam. Onde é a sede da ONU mesmo? não deveria ser mudada de enderêço? que tal mudarmos para a Suécia? Suíça? SErá que não deveríamos apoiar nosso presidente quando este afirma que mais países devem fazer parte da ONU e mais tendo o poder de veto? ou até alterando esse tal poder modificando para qua a maioria aprove uma resolução e que as outras devem seguir o voto da maioria?Se não houver mudanças, esse caso, irá somar-se a tantos outros mais que a ONU "condenou" mas não obteve êxito, muito menos, tomou alguma atitude pelo descumprimento dessas resoluções.Também tenho escrito aqui no Y.R. que no Brasil, nossos povos vivem e convivem em harmonia, e por lá, o que será acontece? faltam brasileiros para pregar e fazer a paz assim como aqui nós convivemos? Quem não tem interêsse na PAZ por lá? são aqueles que pregam a guerra.Em tempo: Por quê que o Presidente Alemão demitiu-se? se não fizerem vou fazer essa pergunta hehehe. Aqui está a chave de tudo meu.Continuem a me enganar que eu gostio, tenho escrito.Também, o tempo é o senhor da razão.Eu alertava! aguardem ! e aconteceu,E novamente escrevo: aguardem, esperem.
Fonte(s):
Minha única e exclusiva opinião de uma pessoa que não é alienada nem a favor de guerras. Luto pelo Bem Estar da Humanidade. - por Jorge B

ONU se manifestou sim. Ban Ki-Moon condenou abertamente o ataque e a Organização divulgou comunicado no mesmo sentido. O comunicado só foi abrandado porque os EUA tem direito a veto e, como sabemos, apoiam incondicionalmente Israel.Francamente, atacar um navio de ativistas com ajuda humanitária em águas internacionais está acima de qualquer limite de insanidade e crueldade! Já não bastam o bloqueio terrestre, tanto nas fronteiras quanto internamente, e os mísseis? Nem por mar é possível levar comida a civis? As famílias precisam agonizar secas apenas para atender à sede de poder de Israel?Alguns criticam a missão humanitária dizendo que eles deveriam ter parado 'sob as ordens das forças israelenses'. Ordens o cacete. Israel não tem direito algum de parar uma missão desta nestas condições. Muito menos de atacar covardemente como fez.Chamar de terrorista a missão? Com toneladas de mantimentos, centenas de ativistas e nem sequer uma única arma? Só pela lógica de Bush, que não é um exemplo de inteligência.E ainda classificam a pergunta como racista simplesmente porque questiona algo flagrantemente errado, e já questionado pelo mundo inteiro. Será que sabem o que significa racista?O direito de existir do povo judeu não deve ser implementado sobre o direito de viver dos palestinos.Abraços,Grilo D - por grillo_n

Brasil condena ataque israelense a ativistas pró-Gaza e defende convocação do Conselho de Segurança da ONU

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota nesta segunda-feira (31/5) condenando o ataque israelense a um dos barcos da flotilha que levava ajuda humanitária internacional à Gaza, que acabou resultando na morte de mais de uma dezena de pessoas – muitos outros ficaram feridos.

Informa ainda que a representante brasileira na ONU foi instruída a apoiar a convocação de reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU para discutir a operação militar israelense.

O Brasil, segundo a nota, defende que a ação seja “objeto de investigação independente, que esclareça plenamente os fatos à luz do Direito Humanitário e do Direito Internacional como um todo”.

Ataque israelense à “Flotilha da Liberdade” / Israeli raid on the “Freedom Flotilla"
(English version after the Portuguese original)
31/05/2010 -
Com choque e consternação, o Governo brasileiro recebeu a notícia do ataque israelense a um dos barcos da flotilha que levava ajuda humanitária internacional à Faixa de Gaza, do qual resultou a morte de mais de uma dezena de pessoas, além de ferimentos em outros integrantes. O Brasil condena, em termos veementes, a ação israelense, uma vez que não há justificativa para intervenção militar em comboio pacífico, de caráter estritamente humanitário. O fato é agravado por ter ocorrido, segundo as informações disponíveis, em águas internacionais. O Brasil considera que o incidente deva ser objeto de investigação independente, que esclareça plenamente os fatos à luz do Direito Humanitário e do Direito Internacional como um todo. Os trágicos resultados da operação militar israelense denotam, uma vez mais, a necessidade de que seja levantado, imediatamente, o bloqueio imposto à Faixa de Gaza, com vistas a garantir a liberdade de locomoção de seus habitantes e o livre acesso de alimentos, remédios e bens de consumo àquela região. Preocupa especialmente ao Governo brasileiro a notícia de que uma brasileira, Iara Lee, estava numa das embarcações que compunha a flotilha humanitária. O Ministro Celso Amorim, ao solidarizar-se com os familiares das vítimas do ataque, determinou que fossem tomadas providências imediatas para a localização da cidadã brasileira. A Representante do Brasil junto à ONU foi instruída a apoiar a convocação de reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a operação militar israelense. O Embaixador de Israel no Brasil está sendo chamado ao Itamaraty para que seja manifestada a indignação do Governo Brasileiro com o incidente e a preocupação com a situação da cidadã brasileira.

*****
Israeli raid on the “Freedom Flotilla"
The Brazilian Goverment was shocked and dismayed to learn of the Israeli attack against one of the boats in the flotilla that carried humanitarian aid to the Gaza Strip, which caused the death of nearly a dozen people and injured several others.
Brazil vehemently condemns the Israeli action, since there is no justification for a military intervention against a peaceful convoy of a strictly humanitarian nature. The fact is further aggravated by having taken place, according to available information, in international waters. Brazil believes that the incident should be the object of an independent investigation, which will fully clarify the facts under Humanitarian Law and International Law as a whole.
The tragic results of the military operation show, once more, the need to lift, at once, the blocade against the Gaza Strip, with a view to ensuring freedom of movement to its inhabitants and free access of food, medication and consumer goods to the region.
The Brazilian Government is particularly worried by the news that a Brazilian citizen, Iara Lee, was on one of the boats that comprised the humanitarian flotilla. Minister Celso Amorim, in extending his solidarity to the families of the victims of the attack, has determined that immediate action be taken to locate the Brazilian national.
Brazil’s Representative to the UN was instructed to support the calling of an extraordinary meeting of the United Nations Security Council to debate the Israeli military operation.
The Israeli Ambassador to Brazil is being summoned to Itamaraty, so that the displeasure of the Brazilian Government at the incident and the concern over the situation of the Brazilian citizen be conveyed to him.

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/ataque-israelense-a-201cflotilha-da-liberdade201d

ITAMARATY NO YOU TUBE ~~> http://www.youtube.com/watch?v=39jCATpQbIc

Foi assim que começou...

Ajuda humanitária parte rumo a Gaza e tentará romper bloqueio

27 de maio de 2010 • 14h17 • atualizado às 14h41
Imprimir


Uma frota internacional partiu nesta quinta do porto de Antalya (no sul da Turquia) rumo a Gaza com cerca de 15 mil t de ajuda humanitária para a necessitada população do território palestino. A frota é a maior até agora neste tipo de iniciativa.
"O objetivo principal é tentar romper o bloqueio israelense que Gaza sofre e ajudar o milhão e meio de pessoas que vivem ali",
explicou à Agência Efe Manuel Tapial, membro da ONG Associação Cultura, Paz e Solidariedade Haydée Santamaría, antes de partir de Istambul.
No sábado passado partiram dois navios de carga e um de passageiros e atracaram na terça-feira em Antalya, onde recolheram hoje outros 500 membros da expedição, entre ativistas, políticos, intelectuais e jornalistas, de 40 nacionalidades diferentes.
Os navios se unirão com outros seis navios procedentes da Grécia.
No total serão nove navios com 750 pessoas a bordo, incluindo 35 deputados, em sua maioria de países árabes.

A expedição foi organizada pela Campanha Europeia para Acabar com o Assédio de Gaza (ECESG) e a ONG turca IHH.
As ONGs participantes lembram que a Faixa de Gaza é uma das áreas com mais densidade de população do mundo, mas se encontra cercada pelo bloqueio de Israel, que construiu altos muros para rodear o território palestino.
Tapial assegurou que Israel impede a entrada de produtos e provisões básicas, o que provocou uma queda nos investimentos estrangeiros, e obrigou a maioria das fábricas de Gaza a fechar.
Durante os dias prévios à partida da frota, o palestino Mazen Kehil, membro da ECESG, lembrou que só por causa do bloqueio, 700 pessoas morreram em Gaza.
Em entrevista coletiva no sábado passado, o presidente da IHH, Bülent Yildirim, comparou o tratamento que os palestinos sofrem com o que os judeus tiveram que suportar na Alemanha Nazista e explicou que desde 2005, 3.719 palestinos morreram nas mãos das forças de segurança israelenses, enquanto 112 israelenses perderam a vida nas mãos de grupos palestinos.


"Estamos envergonhados do silêncio de nossos Governos",
disse o ativista grego Vangelios Pissias.


A frota de navios transporta provisões médicas, material de construção, escolar e veículos para incapacitados.
Seus ocupantes também penduraram imensos cartazes nos laterais em que se lê "Ajuda Humanitária", para deixar bem clara sua missão.
Mesmo assim, Tapial se mostra pessimista sobre a possibilidade de que a frota alcance seu objetivo.
"Tudo indica que Israel nos bloqueará em alto-mar. De fato, falei com diplomatas espanhóis em Israel e nos confirmaram que as autoridades israelenses não nos deixarão passar",
afirmou.
O ativista acrescentou que, segundo as informações que recolheu com fontes em Israel, o Governo de Tel Aviv está construindo um centro de detenção no porto de Ashdod para os membros da frota e que o Egito também poderia participar do bloqueio dos navios com destino a Gaza.
"A carga dos navios foi comprovada por organizações internacionais independentes; é certo que os navios não levam outra coisa que não ajuda humanitária", queixam-se os organizadores sobre as dúvidas de Israel sobre o verdadeiro objetivo desta iniciativa.
"No caso de nos bloquearem, Israel estaria violando as leis internacionais de livre trânsito marítimo já que nós não temos intenção de passar por águas israelenses. Além disso, violaria a Convenção de Genebra sobre ajuda humanitária", denunciou o ativista espanhol.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4452816-EI308,00-Ajuda+humanitaria+parte+rumo+a+Gaza+e+tentara+romper+bloqueio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário