contador de visitas
Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FORA MUBARAK. VOCÊS SABEM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO EGITO?

Manifestações em todo o Egito exigem renúncia de Mubarak


 HO$NI MUBARAK
e
GEORGE W. BU$H
Os acontecimentos do fim de semana mostram o regime de Hosni Mubarak (foto acima, relaxando com o então presidente dos EUA) à beira do colapso. O ditador mudou todos os ministros e lançou a cartada de recorrer às Forças Armadas, criando o cargo de vice-presidente e nomeando para o posto o general Osmar Suleiman, comandante do serviço de inteligência. Ele tornou-se, na prática, seu herdeiro político. Isso significa que Mubarak abriu mão do projeto de criar uma dinastia, que prosseguiria com seu filho Gamal lhe sucedendo na presidência. A idéia era rejeitada pelos militares, que derrubaram a monarquia em 1952 justamente para acabar com o nepotismo e outras práticas que avaliavam manter o Egito no atraso econômico e na submissão às grandes potências.

A guinada de Mubarak explica-se pelo caos que se espalhou pelo país. Há protestos significativos em todas as principais cidades. No Cairo, a capital, os manifestantes queimaram a sede do partido do general e ocuparam prédios públicos importantes, como o Museu Nacional e Ministério das Relações Exteriores. O governo decretou toque de recolher das 16h às 8h, mas ninguém respeitou a ordem. Celulares ficaram fora do ar por 24h e a Internet foi derrubada, na tentativa (falha) de conter a rebelião. O Nobel da Paz, Mohamed El-Baredei, foi preso. A segurança pública foi afetada, com muitos saques e relatos de fugas de presidiários - segundo boatos difundidos pela população, eles teriam sido soltos de propósito pelas autoridades, que assim esperariam criar um clima de pânico que enfraquecesse os protestos e favorecesse a repressão política em nome da manutenção da lei e da ordem.

A polícia foi retirada das ruas e seu lugar foi ocupado por tropas do Exército, saudadas pela população, que sobe nos blindados para abraçar os soldados e lhes oferecer flores. O Egito é uma ditadura militar há 60 anos, mas as Forças Armadas têm excelente imagem junto à opinião pública, que em geral vê nelas as defensoras da soberania e da grandeza nacional (o Egito lutou 4 guerras entre 1948 e 1973, enfrentando Israel, França e Grã-Bretanha). Muitos manifestantes ainda levam fotos e cartazes que homenageiam o coronel Gamal Nasser, que governou o Egito nas décadas de 1950-60, quando o país liderava o movimento pan-arabista. A polícia, em contrapartida, é associada à corrupção e à tortura.


O general Suleiman (foto acima), o novo vice-presidente, viveu intensamente esse período turbulento. Serviu nas guerras de Nasser, treinou na União Soviética e nos Estados Unidos, seguindo as cambiantes alianças do Egito. Suas tarefas à frente da Inteligência são enormes: ele é responsável pela espionagem externa, por ações policiais domésticas e por muitos temas diplomáticos, em particular nas sensíveis relações com Israel, a Autoridade Palestina e os EUA. É, em suma, um homem de fidelidade extrema ao regime, e alguém em quem os países ocidentais confiam.

O apoio internacional a Mubarak se deteriorou rapidamente ao longo da última semana. Os Estados Unidos começaram elogiando seu regime, mas a partir do discurso de Barack Obama, na sexta-feira, passaram a solicitar que ele aceitasse a legitimidade dos protestos, e o ameçam com corte de ajuda militar, caso continue a usar a violência contra os manifestantes. Documentos oficiais divulgados pela imprensa britânica mostram que os EUA têm apoiado a oposição democrática, protegendo ativistas e financiando a organização de atividades. A União Européia também critica Mubarak pelas ações repressivas e os países árabes têm mantido silêncio, com exceção da Arábia Saudita, que o defende. A Liga Árabe emitiu declarações moderadas pedindo por soluções pacíficas, a mesma posição adotada pelo Brasil, de quem o Egito é um parceiro de importância crescente - há um recente acordo de livre comércio com o Mercosul, que ainda não entrou em vigor.

Os protestos continuam apesar das mudanças no governo. É improvável que as Forças Armadas aceitem ordens de reprimir com violência as manifestações, seria um banho de sangue. Mubarak pode se deparar com pressões dos militares para deixar a presidência, ou mesmo ser deposto por um golpe. Há relatos de que a família do general já teria fugido para a Inglaterra, por precaução. A crise continua, e as probabilidades agora estão contra o ditador.

Postado por Mauricio Santoro
Fonte: http://todososfogos.blogspot.com/2011/01/danca-dos-generais-egipcios.html
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779952D2

Los amigos de Mubarak: Se quema Egipto (+ Fotos)

...Durante más de 50 años, Washington ha apoyado a crueles tiranos como Mubarak y Ben Alí en Túnez.
A cambio, los déspotas obedecieron órdenes y se robaron fortunas de la mayoría árabe -y torturaron y encarcelaron a disidentes.
Entonces en Túnez, un hombre valiente se prendió fuego y provocó que otros se lanzaran a las calles:
“¡Basta ya!”, gritaron millones.
“¡Es hora de cambiar!”

http://www.cubadebate.cu/opinion/2011/02/11/los-amigos-de-mubarak-se-quema-egipto-fotos/

Reflexiones de Fidel, Especiales, Fidel Castro Ruz »


La suerte de Mubarak está echada

1 Feb 2011
56 Comentarios

La suerte de Mubarak está echada, y ya ni el apoyo de Estados Unidos podrá salvar su gobierno.

 En Egipto vive un pueblo inteligente, de gloriosa historia, que dejó su huella en la civilización humana.

“Desde lo alto de estas pirámides 40 siglos os contemplan”, cuentan que exclamó Bonaparte en un momento de exaltación cuando la revolución de los enciclopedistas lo llevó a ese extraordinario cruce de civilizaciones.

La muerte de Abdel Nasser, el 28 de septiembre de 1970, significó un golpe irreparable para Egipto.
Estados Unidos no cesó de conspirar contra el mundo árabe, que concentra las mayores reservas petroleras del planeta.

http://www.cubadebate.cu/categoria/reflexiones-fidel/
“Ontem éramos todos tunisianos, hoje somos todos egípcios, amanhã seremos todos livres”, entoava uma multidão de jovens que ocupou a praça Tahrir (Libertação) no centro do Cairo


Detalhes Adicionais

Inspirada no su cesso das manifestações acontecidas na Tunísia, uma multidão invadiu a Praça Tahrir na capital do Egito, Cairo, além de ou tras cidades pelo país, pedindo o fim do governo do presidente Hosni Mubarak, que já dura quase 30 anos.

Os manifestantes começaram a se reunir pela manhã, quando a movimentação era ainda pequena.
À tarde já se juntavam multidões no centro do Cairo, e as agências de noticias e autoridades estavam muito surpresas, nunca neste governo houve uma manifestação tão grande.

“Ontem eramos todos tunisianos, hoje somos todos egípcios, amanhã seremos todos lívres”, entoavam os estudantes e jovens na Praça Tahrir (Libertação), centro do Cairo.

Houve protestos também nas cidades de Alexandria, nas cidades onde fica o Delta do Rio Nilo, Mansura e Tanta, e no sul, em Aswan e Assiut.

Os manifestantes proclamavam: “Abaixo Mubarak”, “Liberdade” e “Tunísia, Tunísia”.

Aya Sayed Khalil, de 23 anos, trouxe a irmã, a mãe e o pai para a manifestação.

“Eu disse a eles que a revolução estava começando” disse.

 Quando perguntada sobre a sua visão política, a mãe, Mona, disse:

“Somos apenas Egípcios.”
STOP MUBARAK!
JUSTICE - DEMOCRACY - FREEDOM
http://www.al-akhbar.com/node/2790

Solidariedade aos protestos no Egito!
Fora Mubarak!
Fora Mubarak!
Ditador de mais de 30 anos apoiado pelos EUA e Israel está prestes a cair!


Veja mais no twitter do latuff:


http://twitter.com/CarlosLatuff

URL:: http://twitpic.com/3tti4v


http://www.flickr.com/photos/55449636@N07/sets/72157625924260012/show/




"Faças o que fizeres não iremos ficar satisfeitos!
Não iremos desistir!
 Fora Mubarak!
Vai embora!"


É esse o cântico do povo por todo o Egipto. Multidões continuam nas ruas das principais cidades egípcias lutando pela deposição do regime de Mubarak.

Para acompanhar a cobertura em directo seleccionar Al Jazeera English.

http://confessium-mandrag.blogspot.com/2011/01/fora-mubarak.html

Comentários:

Sim, senhor: Revolução é pela democracia!

Pior disse: "Agora querem relacionar um caso internacional com os opositores do PT aqui no Brasil".


Respondo-lhe que a "corja" está espraiada pelos Quatro Cantos deste Mundo.

Mubarak faz parte dessa "corja".

Os tiranos árabes que se cuidem


Depois do levante popular na Tunísia, os tiranos árabes que se cuidem.

Com a queda do ditador da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, que fez e aconteceu durante 23 anos até que um levante popular — inédito no mundo árabe contemporâneo — o levou a renunciar e fugir para a Arábia Saudita, tiranos árabes, ditadores ou reis, deveriam andar com a pulga atrás da orelha, entre eles o ditadorzinho do Egito, Mubarak.
O reizinho da Jordânia. Os "príncipes" da Arábia Saudita e todos os "governantes" daqueles paises ricos em petróleo do Golfo Pérsico, que roubam o ouro negro de seu povo em conluio com petrolíferas americanas e britânicas.


Um grande levante popular em todos esses paises está se aproximando.


Cabeças rolarão (literalmente)...

Logo, logo, os governos implantados pelos EUA no Oriente Médio vão cair um a um



Respostas obtidas no site Yahoo Respostas:  



by simsenho... 


O que está acontecendo é que os egípcios aprenderam a exigir democracia e derrubar o governo ditatorial e corrupto deles.
Alguns dizem que é uma revolução islâmica, pois o maior partido de oposição é o islâmico, mas pelos slogans dos manifestastes, como "Somos católicos, islâmicos e ateus, e queremos todos a mesma coisa, a saída do Governo" (algo parecido) fica claro que a revolução é pela democracia, e não pelo islamismo.


by GELÉIA 


O povo está exigindo a renúncia de mais um ditador, isso é uma coisa que eles tem que aprender, e nós ficamos na nossa bem quietinho.


by pagador de impostos

Ninguém esquece Lula cinicamente risonho em meio aos algozes de zapata ou na África entusiamado com um ditador que está há anos no poder, nossa como é possivel tamanha intenção de distorcer um acontecimento assim, você já reparou que seu mundo está diminuindo,a África deu outro exemplo magnifíco, povos diferentes, incompatíveis,99% de aprovação.Parabéns aos povos porque agora poderão ser países e buscar o desenvolvimento.


by The Viking II - o retorno 


O que ocorre no Egito é o mesmo o que acontece em muitos países do mundo, os governantes não querem largar o osso. A começar por estes reis sauditas, que exploram aquilo que pertence ao povo. São verdadeiros marajás do infortunio de muitos. O egito não é diferente. Passou da hora deste Mubarak, se mandar, assim como em Cuba, na Coreia do Norte e dezenas de outros países da áfrica. São parasitas de um povo sofrido, como o povo brasileiro, mas que, pouco-a-pouco, vai encontrando o seu lugar ao sol. Fora Mubarak.


by Green´s


30 anos do poder? É muito tempo, parece os egípcios se cansaram. Lembra-se Saddam Hussein ficou 24 anos do poder no Iraque? Porque EUA apoia esse mero ditador Murabak? De fato, americanos querem eleição livre, e nunca houve eleição no Egito.

PARTICIPE AQUI: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AkpaocWtCNXgsHhdrb1KSoPJ6gt.;_ylv=3?qid=20110130192930AAYwXom

A pergunta foi excluída no site Yahoo!Respostas mas se encontra em "cache" aqui: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-bG4AExSnNoJ:br.answers.yahoo.com/question/index%3Fqid%3D20110130192930AAYwXom+aqu%C3%ADfero+nubian+l%C3%ADbia&cd=14&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br



SEXTA-FEIRA: DIA DA SAÍDA

Manifestação de hoje, na praça Tahrir.
Em entrevista, o líder El-Baradei, já vencedor do Prêmio Nobel da Paz, deu um “ultimatum a Mubarak”:

“Deverá deixar o país até sexta-feira para evitar um banho de sangue”.

DIE FOR SOMETHING IS BETTER THAN LIVE FOR NOTHING
"MORRER POR ALGUMA COISA É MELHOR DO QUE VIVER POR NADA"
Egyptian protesters gather for a demonstration at Tahrir Square in Cairo
on the sixth day of angry revolt [AFP]

Fonte: http://english.aljazeera.net/indepth/spotlight/anger-in-egypt/2011/01/2011130145537563983.html


Acabou.
Com o extraordinário protesto de 1 milhão de pessoas no Cairo e
 a decretação de uma greve geral, o regime de Hosni Mubarak chegou ao fim,
a questão agora é saber quando o ditador deixa o poder.
Fonte: http://todososfogos.blogspot.com/2011/02/egito-negociando-transicao.html

ACABOU!!!
MUBARAK RENUNCIOU!!!
HOJE É SEXTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2011!!!
"Um milhão de pessoas protestando já não é mais manifestação, mas revolução.
Uma revolução que não necessita utilizar armas para se fazer ouvir.

MANIFESTAÇÃO OU REVOLUÇÃO?

Mubarak, o ditador que os Estados Unidos e seus vassalos denominavam de presidente quis dar uma de esperto e se deu mal.


A pedido dos Estados Unidos, convidou a liderança dos Irmãos Muçulmanos para discutir o governo de transição.


Mas eles não aceitariam porque perceberam que tudo fazia parte de um projeto maquiavélico e nada original.


Se aceitassem, a mídia ocidental imediatamente diria que o Egito caminhava para cair nas mãos dos “fanáticos e terroristas muçulmanos”.


Alem disso, mesmo se aceitassem teriam problemas porque eles são apenas uma parcela que se juntou às manifestações.


E como toda manifestação sempre ha os oportunistas.


Que não é o caso dos Irmãos Muçulmanos.


E eles provaram isso ao não aceitar dialogar com o moribundo.


Para os Estados Unidos e seus vassalos é muito importante que se negocie os anéis para não se perder os dedos.

Mas negociar com quem se a oposição ao governo é fragmentada?


Um milhão de pessoas protestando já não é mais manifestação, mas revolução.

Uma revolução que não necessita utilizar armas para se fazer ouvir.


Em meio a tudo isso, ocorreu um fato interessante e pouco divulgado.


A manifestação do Partido Comunista de Israel a favor do povo egípcio e contra o governo.


Já o governo de Israel continua cobrando dos Estados Unidos que não permitam a queda de Mubarak, aliado incondicional dos sionistas.


Se ele cair Israel sabe que, seja qual for o substituto, para sobreviver vai exigir a imediata criação do Estado Palestino, nas fronteiras de 67 com Jerusalém por capital.


Ou seja, no Egito não se trata de negociar apenas a substituição de um governo por outro, mas o novo mapa da região.


Vamos aguardar.


http://blogdobourdoukan.blogspot.com/2011/02/manifestacao-ou-revolucao-mubarak-o.html#comment-form

11/02/2011

“É preciso respeitar a decisão do povo de cada país” : Em entrevista exclusiva à Carta Maior, o embaixador Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, analisa os recentes acontecimentos no Oriente Médio e norte da África e suas possíveis repercussões. O ex-chanceler chama a atenção para o fato de que as revoltas populares ocorrem em países considerados “amigos do Ocidente” que não eram alvo de nenhum tipo de crítica ou sanção. “Há algumas lições a serem tiradas destes episódios. A primeira delas é que é preciso respeitar os movimentos internos e não querer impor mudanças a partir de fora”, diz Amorim, defendendo a postura adotada pela diplomacia brasileira nos últimos anos.

A Revolução Egípcia em versão Hip-Hop



Inspired by the resilience of Egyptian people during their recent uprising, several notable musicians from North America have teamed up to release a song of solidarity and empowerment. The track is fittingly titled "#Jan25" as a reference to both the date the protests officially began in Egypt, and its prominence as a trending topic on Twitter.

Produced by Sami Matar, a Palestinian-American composer from Southern California, and featuring the likes of Freeway, The Narcicyst, Omar Offendum, HBO Def Poet Amir Sulaiman, and Canadian R&B vocalist Ayah - this track serves as a testament to the revolution's effect on the hearts and minds of today's youth, and the spirit of resistance it has come to symbolize for oppressed people worldwide.

Artist Information:

Omar Offendum (MC #1) - http://twitter.com/Offendum
The Narcicyst (MC #2) - http://twitter.com/TheNarcicyst
Freeway (MC #3) - http://twitter.com/PhillyFreezer
Amir Sulaiman (MC #4) http://twitter.com/AmirSulaiman
Ayah (R&B Vocalist) - http://twitter.com/AyahMusic
Sami Matar (Producer) - http://twitter.com/SamiMatar
Artwork by Ridwan Adhami http://www.ridzdesign.com/
Download Song Here: http://www.usershare.net/6cjtbiapu5y8
Original Video Uploaded By Adventmp http://www.youtube.com/Adventmp

http://leaksource.wordpress.com/

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ylEYLilM0G0

Egypt 25th Jan 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário